O rei leão
O filme conta a história de Simba, um leãozinho que é filho do rei Mufasa e da rainha Sarabi.
O recém-nascido Simba recebe a benção do sábio babuíno Rafiki, nesta hora a estrutura psíquica de Simba está se originando a partir do id.
O rei Mufasa diz para seu filho Simba, já crescido e ciente com o que acontecia a sua volta, para que fique somente nas terras que pertencem ao reino, pois ir em outras direções seria muito perigoso.
Simba envolvido nas artimanhas de seu tio Scar, o invejoso irmão de Mufasa, que planeja a morte de Simba, para ser o próximo na fila a herdar o trono, pois era totalmente egocêntrico, diz a seu sobrinho que em outra terra tem um cemitério de elefantes, Simba empolgado com a notícia desobedece o ensinamento de seu pai, satisfazendo seu ego e desobedecendo seu superego, em seguida Mufasa chega para salva-lo.
Scar, monta outra estratégia, mas dessa vez para matar seu irmão e sobrinho, para finalmente herdar o trono, consegue exterminar seu irmão, mas seu sobrinho foge sem rumo arrasado, era catexiado em seu pai, portanto perdeu o sentido em sua vida.
Simba, encontrando abrigo juntos a dois excluídos da sociedade, um javali chamado Pumba e Suricati chamadoTimão, ensinam a Simba a filosofia Hakuna Matata, ou seja, viver sem problemas.
Simba junto de seus amigos consegue superar esse desequilíbrio psíquico, o ego de Simba esta fortalecido novamente, obtendo prazer em sua vida.
Simba encontra sua amiga de infância Nala, exigindo que volte para as terras que pertence a ele, e inicialmente Simba não aceitou. Nessa hora a fase genital ocorre na vida de Simba, pois eles se apaixonam, ou seja, necessitando a libido em outra pessoa para obter satisfação.
Com a chegada de Nala, o ego e superego de Simba entram em uma rivalidade, vendo o espírito de seu pai pedindo para que assuma seu lugar nas terras do reino, Simba enfrenta seu tio, e ocupa as terras que era de seu pai, desobedece seu ego e