Quinta geração de computadores
É na quinta geração que encontramos os microcomputadores que encontramos até hoje que são baseados na tecnologia IC-VLSI (Circuitos Integrados em uma Escala Muito Maior de Integração).Diante desta evolução foi possível a diminuição dos computadores e a produção de computadores portáteis, onde a uma grande melhora em relação a Multiprogramação, Multiprocessamento e o Teleprocessamento. Alguns dos avanços importantes que marcaram a quinta geração foram
:
Circuitos integrados
O desenvolvimento deste componente resultou do desenvolvimento e miniaturização do transístor. Para se ter uma noção desta miniaturização, onde que existem hoje circuitos integrados com vários milhões de transístores, como é o caso dos microprocessadores que se usam nos computadores pessoais.
Um circuito integrado é um bloco indivisível que funciona como um circuito electrónico feito com peças separadas. Tem a vantagem de ter dimensões microscópicas, o que lhe confere rapidez e baixo consumo.
Processamento em paralelo
Processamento paralelo é uma forma eficiente do processamento da informação com foco na execução de vários eventos ao mesmo tempo na execução de um software. A motivação para o processamento paralelo é a possibilidade de aumentar a capacidade de processamento de uma única máquina. Com a limitação da velocidade das máquinas sequenciais, a solução empregada para aumentar o poder de processamento é a utilização de processadores em paralelo.
Redes de computadores
A rede de computadores é um grupo de computadores de funcionando independente do outro e conectados por cabos de rede. A rede permite o compartilhamento de softwares, informações, arquivos e demais serviços.
A rede pode atuar em computadores, em periféricos (impressoras, scanners, e outros equipamentos), e em máquinas de linha de produção. A rede de computadores reduz custo com a aquisição de softwares, minimiza processos de envio de projetos,