DINÂMICA DAS MEMBRANAS BIOLÓGICAS
Fosfolipídios: Os fosfolipídios são os principais componentes das membranas celulares e são associados a lipídios.
Glicoproteínas: Estas se encontram em todas as células animais. Os glicídios recobrem as células as protegendo contra agressões do meio ambiente e retém substâncias como enzimas e nutrientes, constituindo o glicocálix.
Retículo Endoplasmático: Atua como armazenador e transportador de substâncias. Existem duas formas de retículos, o Retículo Endoplasmático Liso, onde existe a produção de lipídios. E o Retículo Endoplasmático Rugoso, onde encontramos os ribossomos, sendo este o local de produção de proteínas.
Ribossomos: São produzidos a partir de nucléolos, são pequenos grãos de ribonucleoproteínas. Sendo a função dos ribossomos é a síntese proteica pela unção de aminoácidos, em um processo que é controlado pelo DNA. Existem os polissomos, que são funcionais quando se encontram no hialoplasma unidos pelo RNAm.
Mitocôndria: É uma organela citoplasmática formada por duas membranas lipoproteicas. O seu interior é preenchido por um líquido denominado matriz mitocondrial. É dentro delas que ocorre o processo de extração de energia dos alimentos e que será armazenada nas moléculas de ATP. Sendo assim, o ATP o responsável por fornecer energia para as reações químicas celulares. Quanto maior for a atividade metabólica que aquela célula for exercer, maior será o número de mitocôndrias em seu interior.
Lisossomos: Estrutura que apresenta enzimas que são capazes de digerir grande número de produtos orgânicos. Realiza também a digestão intracelular. É de grande importância nos glóbulos brancos e de modo geral para a célula, já que digere parte desta. Originam-se no Complexo de Golgi.
Complexo de Golgi: São bolsas achatadas e membranosas que podem