universo
As membranas biológicas I
_____________________________________________________
s membranas biológicas são estruturas dinâmicas e desempenham suas funções fisiológicas vitais, permitindo que as células interajam umas com as outras e com as moléculas de seu ambiente. As membranas regulam, ainda, quais moléculas e íons podem entrar ou sair de uma célula, caracterizando, assim, uma das suas mais importantes propriedades que é a permeabilidade seletiva.
Dessa forma, podemos concluir que a membrana plasmática de forma alguma isola a célula do meio. Ao contrário, ela assegura uma perfeita integração desta com o meio no qual está inserida; o que envolve outras células e o ambiente físico-químico como um todo.
É sempre importante lembrar que toda a dinâmica que caracteriza o comportamento de uma membrana biológica é resultado direto das propriedades de seus constituintes básicos e como estes se encontram estruturados*.
*Trata-se de um conceito básico em bioquímica e muito abordado em provas de concursos vestibulares o fato de que o desempenho funcional de um determinado grupo de moléculas corresponde a um reflexo das propriedades químicas de cada um de seus constituintes. O modo pelo qual as interações entre as moléculas se estabelecem segue a mesma lógica, ou seja, podemos afirmar, usando agora outras palavras, que “as reações das moléculas baseiamse nas reações de seus respectivos grupos funcionais.” 1
NOTA: O conhecimento dos aspectos bioquímicos que envolvem a matéria viva, mesmo apresentado de forma básica, fornece ferramentas importantes para a compreensão dos textos presentes na prova.
A estrutura de uma membrana biológica.
A partir do que foi exposto anteriormente, temos que a organização física e o funcionamento de todas as membranas biológicas dependem fundamentalmente dos seus constituintes: lipídeos, proteínas e carboidratos. Nessa primeira abordagem que
1
Campbell, Mary K. ; Farrell, Shawn O. – Bioquímica – Tradução da 5a