Ecossistemas do Brasil
Manguezal: O solo do manguezal caracteriza-se por ser úmido, salgado, lodoso, pobre em oxigênio e muito rico em nutrientes. Por possuir grande quantidade de matéria orgânica emdecomposição, por vezes apresenta odor característico, mais acentuado se houver poluição. Essa matéria orgânica serve de alimento à base de uma extensa cadeia alimentar, como por exemplo, crustáceos e algumas espécies de peixes. O solo do manguezal serve como habitat para diversas espécies, comocaranguejos.
Em virtude do solo salino e da deficiência de oxigênio, nos manguezais predominam os vegetais halófilos (plantas terrestres que estão adaptadas a viverem no mar ou próximas dele, tolerando a salinidade), em formações de vegetação litorânea ou em formações lodosas. As suas longas raízes permitem a sustentação das árvores no solo lodoso.
Os manguezais são encontrados ao longo de todo o litoral brasileiro, onde as principais espécies de árvores típicas deste bioma são:
Rhizophora mangle (mangue-vermelho) - próprio de solos lodosos, com raízes aéreas;
Laguncularia racemosa (mangue-branco) - encontrado em terrenos mais altos, de solo mais firme, associado a formações arenosas;
Conocarpus erectus (mangue-de-botão)
A fauna[editar | editar código-fonte]
A biodiversidade dos manguezais se traduz em significativa fonte de alimentos para as populações humanas. Nesses ecossistemas se alimentam e reproduzem mamíferos, aves, peixes, moluscos e crustáceos, entendidos os recursos pesqueiros como indispensáveis à subsistência tradicional das populações das zonas costeiras. Entre essas espécies, destacam-se:
Aves:
Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus)
Garça Jacaré-de-papo-amarelo
Peixes
Garoupa
Robalo
Aranhas,Carangueijos,moscas,etc.
Fauna e litoral brasileiro A costa brasileira, com mais de 8 mil quilômetros banhados pelo oceano Atlântico, oferece uma rica rede de ecossistemas, indo de regiões tropicais à subtropicais. Ao longo de sua