Ecossistemas do Brasil
O Brasil é o país contemplado com a maior biodiversidade de todo o planeta terra, em sua vasta extensão territorial podemos encontrar uma flora e uma fauna de beleza exuberante e variada em suas diversas regiões de sul a norte do país, reunindo cerca de 70% das espécies animais e vegetais de todo o planeta. Essa imensa biodiversidade brasileira se divide em incalculáveis ecossistemas, em 49 ecorregiões e em 7 biomas diferentes. Os ecossistemas são a base dos estudos nas escolas de gestão ambiental, devido a sua importância no equilíbrio da vida no planeta, porém a natureza dos ecossistemas brasileiros formam um intrincado conjunto de espécies diferentes. Existe alguma confusão entre os termos biomas e ecossistemas, os ecossistemas brasileiros devido a essa imensa diversidade são incontáveis, enquanto os biomas são em torno de 7.
CERRADO
Podemos encontrar a vegetação de cerrado, principalmente, na região centro-oeste do Brasil, ou seja, nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. Está presente também nas seguintes regiões: oeste de Minas Gerais e sul do Maranhão e Piauí.
Infelizmente, em função do avanço da agricultura nesta região, principalmente de soja, o cerrado vem diminuindo de tamanho com o passar dos anos. O crescimento da pecuária de corte também tem colaborado para a diminuição deste tipo de vegetação. Ambientalistas afirmam que, nos últimos 50 anos, a vegetação do cerrado diminuiu para a metade do tamanho original.
Características do Cerrado:
- presença marcante de árvores de galhos tortuosos e de pequeno porte;
- as raízes destes arbustos são profundas (propriedade para a busca de água em regiões profundas do solo, em épocas de seca);
- as cascas destas árvores são duras e grossas;
- as folhas são cobertas de pêlos;
O cerrado é uma vegetação típica de locais com as estações climáticas bem definidas (uma época bem chuvosa e outra seca) e regiões de solo de composição arenosa.