ecossistemas, biomas e dominios morfoclimaticos
O trabalho irá falar sobre ecossistemas, biomas e domínios morfoclimaticos.
OBJETIVOS
Tenho como objetivo nesse trabalho, distinguir as diferenças entre os biomas, os domínios morfoclimáticos e o ecossistema, e também caracterizar e localizar os ecossistemas do Brasil.
Biomas: Uma área de grandes dimensões com características em comum de clima, vegetação, fauna, hidrografia e solo. Visualmente apresenta uma paisagem vegetal de aspecto semelhante, apesar da diversidade de vegetação que os compõem.
Domínio morfoclimático: É um conjunto espacial de certa ordem de grandeza onde existe uma coerência no aspecto do relevo, nos tipos de solo, na vegetação, no clima e na hidrografia.
Ecossistema: É um complexo onde ocorre a interação entre seres vivos e os elementos não vivos (bióticos e abióticos) havendo transferência de energia e de matéria entre eles. Um sistema natural comandado por fluxos de energia.
Notas básicas.
Um domínio pode conter mais de um bioma e mais de um ecossistema. Por exemplo, no domínio do cerrado o bioma predominante é o cerrado, mas também ocorrem matas galeria e formações campestres. No domínio dos mares de morros predomina a Mata Atlântica, mas ocorrem bosques de araucárias e ecossistemas costeiros.
De modo geral, bioma e ecossistema são termos mais usados em biologia e domínio morfoclimático e paisagem natural são mais usados em geografia.
Os mapas abaixo representam respectivamente: os ecossistemas, os biomas e os domínios morfoclimáticos do Brasil.
JUSTIFICATIVA
Esse trabalho é importante para que eu possa aprender sobre as diferenças entre ecossistema, biomas e domínio morfoclimático.
PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS
1º Introdução e Objetivos;
2º Justificativa, Procedimentos Metodológicos;
3º, 4º, 5º, 6º e 7º Desenvolvimento;
8º Considerações Finais;
9 º Bibliografia;
Amazônia
É uma floresta tropical fechada, formada em boa parte por árvores de grande porte, situando-se