Ecossistemas de Água Doce
Micael Pereira 12ºAnoEcossistemas de Água Doce
Os ecossistemas de água doce resultam da presença de água que pode ter origem no escoamento superficial, ou na afluência proveniente da água subterrânea. características lênticas (lagos).
Os ecossistemas de água doce estão irregularmente distribuídos na Europa, como consequência do clima (radiação solar, vento, a razão precipitação/evaporação), da paisagem e da geologia.
Bacia de Drenagem
A bacia de drenagem é uma unidade natural da paisagem que liga o sistema terrestre e os sistemas de água doce.
Corresponde a uma área que escoa água, sedimento e substâncias dissolvidas para um corpo receptor comum que pode ser um rio, um lago ou um estuário.
A bacia de drenagem liga as várias componentes bióticas e abióticas dos sistemas, os sistemas aquático e terrestre, as plantas e o solo, a atmosfera e a vegetação, os solos e a água, a fauna e a água.
Lagos, Albufeiras e Charcas
Os lagos ocupam menos de 2% da superfície europeia. São corpos de água com profundidade superior a 2 m, em média, que mantêm água por longos períodos de tempo.
Para além dos lagos naturais, existem albufeiras ou lagos artificiais formados pela construção de barragens em rios.
O objectivo destas construções é o armazenamento de água para actividades humanas, como produção de energia eléctrica para consumo doméstico e industrial, rega transporte, recreio e regularização.
Estima-se que o número de albufeiras seja de cerca de 3350.
Estuários
Um estuário é um corpo de água que resulta da mistura da água salgada do mar com a água doce proveniente do sistema terrestre. São zonas de transição entre os sistemas terrestre e marinho e entre a água doce e salgada.
São influenciados pelas marés e protegidos da força das ondas oceânicas, dos ventos e de tempestades, por falésias, barreiras, ilhas ou penínsulas.
Encontram-se entre os ecossistemas mais produtivos da Terra, sendo por este motivo importantes do ponto de vista