Ecossistema de água doce
ECOSSISTEMAS DE ÁGUA DOCE
BIOLOGIA
TAYNÁ CRISTINA DE SOUZA
3º01 EMI
PENHA, 28 DE AGOSTO DE 2014.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho visa o estudo do Ecossistema de água doce.
A quantidade, as variações e regularidade das águas dos rios são muito importante para as plantas, animais e pessoas que vivem ao longo de seu curso. A fauna dos rios é composta por anfíbios, peixes e uma grande variedade de animais invertebrados aquáticos.
Rios e suas planícies de inundação sustentam ecossistemas diversos e valiosos, não só pela qualidade da água doce para suporte de vida, mas também para muitos insetos e plantas que mantém e que formam a base da cadeia alimentar.
Mas atualmente estamos enfrentando problemas que a humanidade causa á natureza que são difíceis de reverter, mas não impossíveis, pois se todos nós cidadãos conscientizasse-nos teríamos uma natureza mais limpa, linda e certamente um planeta terra melhor.
2 DESENVOLVIMENTO
Volume de água doce dos rios por continentes
Ecossistema de água doce: Apresenta a formação, a partir da água da chuva, das corredeiras, riachos, rios e lagos além dos tipos de vegetação e de animais que integram a cadeia alimentar. Musgos, insetos, peixes, sapos, tartarugas e aves são exemplos de seres vivos que integram este ecossistema. Ecossistema de água doce. Os rios e lagos que formam ecossistemas de água doce são considerados o meio de vida natural mais ameaçado do planeta. Embora ocupem apenas 1% da superfície terrestre, os ecossistemas de água doces abrigam cerca de 40% das espécies de peixes e 12% dos demais animais. Só o rio Amazonas possui mais de três mil tipos de peixes. Conforme o World Resources Institute (WRI), a construção de represas e a