ecossistema de água doce
A divisão de um território facilita sua organização e administração
O governo de um país deve ser capaz de organizar e administrar o território nacional.
O Brasil ocupa um território extenso e diversificado. Para facilitar sua organização e administração, o território brasileiro esta dividido em várias partes.
A primeira divisão das terras brasileiras
Quando iniciou a colonização do Brasil em 1534, o governo português dividiu as terras brasileiras em faixas, que se estendiam do litoral até a linha de Tordesilhas. Nessa época, o território brasileiro era bem menor que o atual.
Essas faixas eram chamadas de capitanias hereditárias,e cada uma delas era doada pelo rei a um donatário. Cada donatário deveria administrar, desenvolver e proteger a capitania que recebia. Esse sistema durou apenas até 1548. O Brasil hoje está dividido em unidades político-administrativas
Atualmente, o território brasileiro esta dividido em 27 partes chamadas unidades federativas, que são constituídas pelos 26 estados e pelo Distrito Federal. No Distrito Federal está situada Brasília, a capital do país e sede do governo federal.
Cada estado brasileiro também se divide em partes chamadas municípios. O Distrito Federal, os estados e os municípios constituem as unidades político-administrativas em que o Brasil está dividido. O que é divisão regional?
Uma região pode ser definida como uma porção da superfície terrestre que reúne características que a diferenciam de outras porções. A divisão do espaço geográfico em porções que têm características semelhantes é chamada de regionalização.
O Instituto Brasileiro de Geografia(IBGE) é o principal fornecedor de informações e dados estatísticos sobre o nosso país.
Para facilitar a pesquisa e a organização das informações e dados sobre o país, o IBGE dividiu o território brasileiro em cinco grandes regiões: Norte, Nordeste, Centro-oeste, Suldeste e Sul.