ESTRUTURA DE UM ARTIGO
Este capítulo visa a orientar a elaboração de artigos científicos para os cursos de graduação e de pós-graduação da FSG. Conforme a NBR 6022 (2003, p. 2), o artigo científico consiste numa “parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”. A referida norma estabelece também duas modalidades de acordo com os procedimentos técnicos que serão utilizados na sua construção. Assim, o artigo pode ser:
a) original, que consiste numa publicação que apresenta temas ou abordagens originais a partir de relatos de experiência, pesquisa de campo, estudos de caso etc; e
b) de revisão, que consiste numa publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas. 4.1 Estrutura do artigo científico A estrutura de um artigo científico é composta por um texto integral, constituída por elementos:
a) pré-textuais [título, nome(s) do(s) autor(es), resumo da língua do texto e as palavras-chave na língua do texto];
b) textuais [introdução, desenvolvimento e conclusão]; e
c) pós-textuais [título em língua estrangeira (se houver), resumo e palavras-chave em língua estrangeira, nota(s) explicativas(s), referências, glossário, apêndice(s), anexo(s)]. Considerando que a apresentação de um artigo científico não inclui capa, folha de rosto e sumário, a primeira folha inicia com o próprio título. Assim, nas páginas a seguir, serão descritas as orientações gerais de apresentação e formatação no próprio modelo.
TÍTULO
Autor(es)1
O título deve ser digitado junto à margem superior da primeira folha, centralizado, em caixa alta e negritado na mesma fonte do texto e deve representar sua ideia central.
Obs: os subtítulos são alinhados à esquerda, negritado e somente com a primeira letra maiúscula.
- O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) ser digitado(s) sem abreviações, a partir da primeira linha