Ecossistema de água doce
cossistema de água doce. Os rios e lagos que formam ecossistemas de água doce são considerados o eio de vida natural mais ameaçado do planeta. Emboraocupem apenas1% dasuperfícieterrestre,os cossistemas de água doces abrigam cercade40% dasespécies de peixes e 12% dos demais animais. Só rio Amazonas possui mais de três mil tipos de peixes.
onforme o World Resources Institute (WRI), a construção de represas e a canalização de rios nstituem as duas maiores ameaças a manutenção da vida nos rios e lagos. De 1950 até hoje, o úmero de grandes barragens no mundo cresceu de 5.270 para mais de 36.500. Entre os exemplos de pacto que tais obras provocam no meio ambiente está a construção da represa de Pak Mum, na ailândia, no início dos anos 90, que levou a extinção cerca de 150 espécies de peixes do rio Mum.
trabalho de drenagem, de barragem e a poluição agrícola, urbana e industrial estão colocando em sco o equilíbrio ambiental nos estuários e mangues. E isso é tão mais grave quando se sabe que a vida as espécies marinhas depende de 70% desses locais, onde têm seus habitat e se reproduzem. A istura de água doce e salgada,necessáriapara a reprodução dessas espécies, está sendo dificultada elas barragens, que impedem a chegada daáguadosriosaosestuários. Outra conduta denunciada elos ambientalistasé o uso do tributil deestanho (TBT), aplicado como revestimento dos cascos dos avios para impedirquealgase outros organismos se agarrem às embarcações. Essa substância nvenena o sistema biológico dosanimais, originando mutaçõese condenandoespécies à extinção.
s estimativas sobre a extinção de espéciessão confiáveis, porque partem de uma amostragem dos 102 xemplares mais importantes de cada