ECONOMIA I
As definições de desenvolvimento e crescimento suscitam, muitas vezes, confusões conceituais. É de extrema importância sabermos diferenciar crescimento econômico de desenvolvimento econômico, pois é possível uma cidade, região ou país, crescer sem alcançar umestágio de desenvolvimento econômico. Em síntese, crescimento e desenvolvimento econômico são duas coisas ou situações distintas. Quando o processo de crescimento ocorre de forma isolada, poderá acarretar desequilíbrios estruturais em uma economia, trazendo sérias dificuldades a seus governantes. O processo de desenvolvimento, por sua vez e via de regra, traz consigo o crescimento.
Assim, define-se crescimento econômico como o aumento da capacidade produtiva da economia (produção de bens e serviços). É definido basicamente pelo índice de crescimento anual do Produto Nacional Bruto (PNB), tanto em termos globais como per capita, ao longo do tempo. O crescimento de uma economia é indicado também pelo crescimento da força de trabalho, pela receita nacional poupada e investida pelo grau de aperfeiçoamento tecnológico.
Já o desenvolvimento econômico, podemos conceituá-lo como sendo o crescimento econômico (aumento do PNB per capita), acompanhado pela melhoria da qualidade de vida da população e por alterações profundas na estrutura econômica, ou seja refere-se a um estágio econômico, social e político de uma sociedade.
2 – CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
A teoria do crescimento e desenvolvimento econômico discute estratégias de longo prazo, nela a oferta ou produção agregada joga um papel importante na trajetória de crescimento de longo prazo. Tem como foco: analisar o comportamento do produto potencial ou de pleno emprego da economia, a longo prazo.
Sabe-se que desenvolvimento econômico é um processo de mudanças sociais e econômicas que ocorrem numa determinada região ou país eque contribuem para a melhoria do bem-estar da população. Considerando que a abrangência dessas mudanças envolve