Relatorio Vazao
Este relatório apresenta os procedimentos e métodos necessários para a determinação da vazão volumétrica, que é o volume de determinado fluido que passa por uma determinada seção de um conduto por uma unidade de tempo, sabendo que, a vazão volumétrica encontrada no experimento foi calculada pela expressão: Q = .
Tendo em vista que, para encontrar a vazão, foi necessário medir o volume e o tempo, foram feitos todos os procedimentos para encontrar o resultado final da determinada vazão.
2. OBJETIVO
Determinar a vazão volumétrica de um tubo, com a utilização de dois equipamentos, sendo eles: (tanque com escala em litros e um cronômetro).
3. CONTEÚDO TEÓRICO
A medição de vazão inclui no seu sentido mais amplo, a determinação de quantidades de líquidos, gases e sólidos que passa por um determinado local na unidade de tempo; podem também ser incluídos os instrumentos que indicam a quantidade total movimentada, num intervalo de tempo.
A quantidade total movimentada pode ser medida em quantidades de volume (litros, m³, cm³, mm³, galões, pés cúbicos) ou em unidades de massa (g, kg, toneladas, libras). A vazão instantânea é dada por uma das unidades acima, dividida por uma unidade de tempo (litros/min, m³/hora, galões/min). No caso de gases e vapores, a vazão instantânea pode ser expressa, em kg/h ou em m³/h. Quando se mede a vazão em unidades de volume, devem ser especificadas as “condições base” consideradas. Assim no caso de líquidos é importante indicar que a vazão se considera “nas condições de operação”, ou a 0 °C, 20 °C, ou a outra temperatura qualquer.
4. MATERIAIS E MÉTODOS
4.1 Materiais
Tubulação
Tanque com escala em litros
Cronômetro
Bomba
4.2 Reagentes
Água (H2O)
4.3 Procedimento experimental
Para iniciar o procedimento, uma mangueira foi posicionada em um tanque graduado, em seguida a válvula foi aberta liberando a água para que fosse despejada no tanque graduado por pelo tempo de dez segundos cronometrados, o mesmo procedimento foi