relatório vazão volumétrica
CURSO
Relatório __
TITULO
Cidade
Mês e ano
Nome
Relatório __ TITULO
Cidade
Mês e ano
Introdução
A tecnologia da medição de vazão evoluiu rapidamente na ultima década.
Algumas tecnologias sobreviveram, enquanto outras sumiram ou nunca tiveram um desenvolvimento comercial. Muitos fenômenos físicos observados há vários séculos foram aplicados a medidores modernos viáveis. Atualmente, muitos desenvolvimentos tecnológicos de outras áreas, tais como a eletrônica a microprocessador, óptica, acústica e eletromagnetismo, foram aplicados na melhoria e no projeto dos medidores de vazão. A evolução e diversificação da tecnologia possibilitaram aos medidores de vazão modernos aplicações difíceis, que eram descartadas e impossíveis no passado recente, por causa das faixas de medição muito pequenas ou muito grandes e pela manipulação de fluidos complexos, como pseudoplásticos, sólidos, gases, corrosivos etc. O aumento da quantidade de medidores de vazão comercialmente disponíveis, por outro lado, aumentou a dificuldade da escolha do medidor mais conveniente para determinada aplicação. A seleção correta do medidor de vazão envolve e requer o conhecimento da tecnológica envolvida, do processo e do fluido sendo medido.
Quando se toma um ponto de referência, a vazão é a quantidade do produto ou da utilidade, expressa em massa ou em volume, que passa por ele, na unidade de tempo. A unidade de vazão é a unidade de volume por unidade de tempo ou a unidade de massa por unidade de tempo.
A vazão volumétrica é igual ao produto da velocidade do fluido pela área da seção transversal da tubulação. As unidades de medida adotadas são geralmente o m³/s, m³/h, l/h ou o l/s.
A vazão volumétrica pode ser calculada a partir da seguinte equação:
Equação 1 : vazão volumétrica
Onde representa a vazão volumétrica