ATPS SAUDE E SEGURAN A DO TRABALHO 1
RECURSOS HUMANOS
3° SEMESTRE
SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
PROFESSOR-TUTOR EAD – ALESSANDRO FORMENTON
INTRODUÇÃO Segurança do Trabalho pode ser definida como a ciência que, através de metodologias e técnicas apropriadas, estuda as possíveis causas de acidentes do trabalho, objetivando a prevenção de sua ocorrência, cujo papel é assessorar o empregador, buscando a preservação da integridade física e mental dos trabalhadores e a continuidade do processo produtivo.
A segurança visa evitar o acidente de trabalho, ou seja, aquilo que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, perda ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.
Este desafio proposto tem a finalidade de compreender as tecnologias aliadas a qualidade, produtividade, competitividade e segurança num empreendimento, onde a gestão de pessoas, seus processos de trabalho, saúde e segurança serão fundamentais. A estratégia é usar o planejamento e o gerenciamento da gestão de pessoas, com todos os seus subsistemas, em prol de todos os funcionários e, claro, obtenção do lucro.
Investir em segurança aumenta o grau de conscientização dos empregados. Fazer treinamento de segurança melhora o relacionamento entre eles.
Em uma campanha de segurança da empresa toda a diretoria deve estar envolvida. De nada adianta treinar os funcionários, fazer campanhas, se a diretoria, a maior responsável pela empresa, não estiver envolvida e engajada com a segurança do trabalho. Se isso acontece a empresa fica sendo acéfala, isto é, sem cabeça, sem coordenação, perdendo-se tudo o que foi feito, caindo a segurança do trabalho no esquecimento em poucos meses. A primeira coisa a se fazer é manter a mente aberta, conversar com os empregados, com o pessoal da área de segurança, participar do processo. Também é de muita valia assistir palestras e seminários, fazer cursos de