Tecnologia da informação e da comunicação
FACULDADE DE VALINHOS
SERVIÇO SOCIAL
ATPS – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO
PROFA. DÉBORA
Cristiane Ferreira – RA 4536879704
Renata Monteiro – RA 3867734389
Renata Bezerra – RA 4300066151
Kelly da Silva – RA 4337776263
Maitê Xavier – RA 4370865724
Cleide Rocha – RA 3830733099
VALINHOS, ABRIL DE 2012.
ETAPA 1
Influência do desenvolvimento tecnológico nas relações de trabalho
http://gestao.adv.br/blog_gestaoadvbr/index.php/2011/05/17/gerenciar-a-informacao-o-grande-segredo/ Depois de vários anos de trabalho agrário, de onde toda a produção provinha das mãos de homens agricultores como principal fonte de riquezas. Hoje com vários maquinários implantados a fim de modernizar e aumentar a produção faz com que o homem se obrigue a adaptar-se ao trabalho com as máquinas e com isso, tornando o homem não mais como o produtor principal da matéria-prima, mas sim como parte das máquinas. A Tecnologia da Informação tem colocado o homem como instrumento para operar as máquinas, deixando de lado o que realmente gera lucratividade, expansão e avanço, causando desperdício de capacidade, habilidade e talentos que nenhum maquinário ou tecnologia conseguirá produzir, apenas o homem.
Na sociedade atual, onde convivemos com tantas informações e oportunidades de nos desenvolvermos, torna-se difícil até escolher algum objetivo, ou melhor, ainda dizendo nos concentrar em algo que queremos ter um foco. São-nos ofertadas tantas oportunidades de bens de consumo, que somos obrigados a trabalhar cada vez mais em função de manter o nosso consumismo.
Operário Coletivo
Operário coletivo é aquele que não trabalha por si, mas que depende de outras para a realização do processo de fabricação, são dependentes entre si, cada um com uma função específica a fim de tornar a produção mais rápida e produtiva.
“Como a modernização e a tecnologia influenciam nas relações humanas”, de Shani Falchetti e Raphael Henrique Castanho Di