CASO M M
A M & M Comércio e Representações Ltda. é uma empresa familiar que atua no segmento de equipamentos náuticos (barcos e utensílios) de mergulho, bem como tem uma griffe de roupas esportivas. Essa griffe é a única parte industrial da M & M. As outras atividades são operacionalizadas através da comercialização e da representação.
Para facilitar o entendimento da estrutura organizacional da M & M, não são apresentados os nomes das pessoas, mas sua função familiar.
O pai/marido/sogro/tio foi, durante toda a sua existência, uma pessoa autoritária. Entretanto, por influência de sua esposa e pelo fato de estar querendo se aposentar - e ir velejar - decidiu abrir as portas e começou a permitir que os filhos, sobrinho e genro se aproximassem dele, inclusive para auxiliar no processo decisório.
Na realidade, o que ele estava querendo era conhecer melhor cada um de seus subordinados e ter condições de decidir, adequadamente, sobre quem vai ser o seu sucessor na presidência da M & M. Ele quer tomar essa decisão de forma independente sobre os direitos de quotas dos herdeiros naturais.
A seguir são apresentadas algumas características das personagens desse caso.
A esposa é a boazinha do grupo e julga que marketing é um processo administrativo de fazer as pessoas da família mais felizes. Entretanto, não se preocupa com as necessidades dos clientes e do mercado. Ela quer contemporizar tudo, mas no fundo só cria e desenvolve confusões. No entanto, como toda pessoa boazinha, a esposa tem as melhores das intenções.
O filho é um engenheiro naval com pós-graduação em administração nos EUA. Entretanto, não se enquadra no grupo familiar e quer que a sua área (barcos e utensílios) seja uma empresa específica e tenha o seu próprio caminho. E tem certeza de que vai dar certo, pois tem bons conhecimentos das técnicas náutica e de vendas. O seu ponto fraco é finanças. Contudo, a sua inteligência pode proporcionar um rápido