ECONOMIA I
DIRETORIA DE GESTÃO DO PROGRAMA PARCELADAS LICENCIATURA PLENA E BACHARELADO
NÚCLEO PEDAGÓGICO DE CAMPOS DE JÚLIO
BACHARELADO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DANIELLE CARGNIN
FERNANDO MARTINS DA SILVA
GABRIEL WILLIAN CELSO
ROSI OENNIG BORTOLAS
SANDRA CRISTINA SANTOS MARTINS
ECONOMIA I
Campos de Júlio-MT
2014
DANIELLE CARGNIN
FERNANDO MARTINS DA SILVA
GABRIEL WILLIAN CELSO
ROSI OENNING BORTOLAS
SANDRA CRISTINA SANTOS MARTINS
ECONOMIA I
Trabalho Apresentado para a disciplina de Economia I, no curso de Bacharel em Ciências Contábeis, do Programa Parceladas Licenciatura Plena e Bacharelado Núcleo Pedagógico de Campos de Júlio-MT-UNEMAT, como requisito parcial para obtenção de nota da disciplina.
Prof. Douglas B. Heissler
Campos de Júlio/MT
2014
Sumário
1 INTRODUÇÃO
A contabilidade nacional ou sistema nacional de contas é um instrumento que representa, sintetiza e quantifica as transações realizadas de uma economia. Apesar de partilhar muitas características com a contabilidade das empresas, a contabilidade é baseada em agregados econômicos. No Brasil, a contabilidade nacional é chamada de contabilidade social.
As contas nacionais representam de uma maneira geral a produção, o rendimento e a despesa dos agentes económicos dentro de uma economia, incluindo as transações com o resto do mundo, e a sua riqueza.
O sistema de contas nacional é à base de cálculo de um país, que permite vislumbrar a real condição dos fatos econômicos vividos em um determinado período. Permitem analisar a forma como o setor institucional participa da geração, apropriação, distribuição e uso da renda nacional e da acumulação de ativos não financeiros evidenciando as relações entre economia nacional e internacional.
Fornece um amplo quadro contabilístico, dentro do qual os dados econômicos podem ser trabalhados e apresentados num formato concebido para