trabalho
Já o socialismo tem base voltada para a socialização dos meios de produção, isto é, o bem comum presente na vida de todos e extinção da sociedade dividida em classes. Com estas definições básicas de cada sistema político-econômico apresentado, veja logo abaixo o resumo de algumas diferenças entre o capitalismo e o socialismo:
Resumo do Capitalismo
O capitalismo é um sistema em que os meios de produção pertencem a uma propriedade privada no qual um único sistema define a maioria, o controle de produção, propaganda e venda do produto está em poder dos donos do sistema. O estabelecimento do domínio parcial ou total de todos os meios de produção, independente do seguimento são produzidos por iniciativa particular no sistema capitalista. O objetivo do capitalismo é acumular capital (lucro) proveniente do trabalho do proletariado.
O sistema também tem como característica a divisão da sociedade em classes sociais, de um lado encontra-se uma minoria, são os verdadeiros “capitalistas” e de outro lado os trabalhadores que vendem seu trabalho em troca de um salário, na maioria das vezes, mensal.
O socialismo se baseia no desejo de justiça e de liberdade, de forma inclusiva. No sistema socialista o controle é realizado pelo estado administrando e distribuindo bens e é caracterizado pela igualdade para todos os cidadãos. Muitos socialistas criticam o capitalismo, pois com centram injustamente a riqueza e o poder nas mãos de poucos que controlam a sociedade. Os socialistas defendem a ideia da nacionalização