ECONOMIA E POLITICA NA CRISE GLOBAL
Santos Dumont
2014
ECONOMIA E POLITICA NA CRISE GLOBAL
Trabalho apresentado à disciplina de Economiada Faculdade do Curso de Administração da Faculdade de Ciências Gerenciais de Santos Dumont.
Orientadora: Profª. Luciane Fonseca.
Santos Dumont
2014
ECONOMIA E POLITICA NA CRISE GLOBAL
Graduandos em Administração e Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Gerenciais de Santos Dumont, com ingresso no segundo semestre do ano de 2014.
Otavio Soares Dulci
RESUMO
O presente trabalho trata de um assunto muito discutido por economistas, políticos e consumidores, a crise econômica. São discutidas algumas questões de caráter cognitivo e metodológico importantes para uma agenda de pesquisa da crise, e em seguida é apresentado um panorama do processo de globalização neoliberal que caracterizou o mundo nas ultimas décadas e que está no centro da crise contemporânea. Concluindo o trabalho chega-se a conclusão que para combater a crise é pensar em novos caminhos, metas a enfrentar, para assim combater o avanço desenfreado dessa crise na economia e política global, que atinge os quatros cantos do mundo.
PALAVRAS-CHAVE: Crise econômica, Capitalismo, Globalização, Liberalismo, Estado, Economia Internacional, Política Internacional.
INTRODUÇÃO
Tudo começou no inicio da crise de 2007, com crise americana que foi causada pela tabela suprime que garantiam os financiamentos sem a segurança real. Enquanto isso o Brasil era destaque econômico ate o fim de 2008.
Contudo os reflexos desta crise puderam ser vistos nos aspectos como credito difícil e caro, juros alto e queda dos preços de exportação houve inclusive em meados da crise discussão a produção do etanol brasileiro sobe o enfoque de que devastação para movimentar máquinas poderia prejudicar o abastecimento alimentar do mundo, destacou-se fim de 2008