Síntese dos textos de Otávio Soares Dulci: Economia e Política na crise global e Estado, sociedade e políticas públicas no cenário mundial.
Síntese dos textos de Otávio Soares Dulci:
Economia e Política na crise global e
Estado, sociedade e políticas públicas no cenário mundial.
Ricardo Dolinski, Cap PM
CESP I/2014 – Turma B
Belo Horizonte
2014
Economia e política na crise global
O autor aborda a crise econômica mundial ocorrida no ano de 2007 e pontua seus reflexos ocorridos até os tempos atuais.
O início da crise surgiu com o 'estouro da bolha imobiliária’ nos Estados Unidos: uma especulação econômica que afetou, de início, somente aquele país. A partir daí, esse problema mostrou relação de envolvimento de instituições bancárias, com investidores em vários países.
Essa crise se alastrou e atingiu diversas economias mundiais, onde cada país sofreu-a de modo e intensidade diferente, de acordo com suas características.
Nessa época, o Brasil experimentava um vasto crescimento de sua economia com perspectiva de melhores resultados do que já vinham sendo apresentados. Mesmo assim, o mais importante era adotar medidas de proteção para lidar com essa crise que fatalmente atingiria o país, conforme era esperado por especialistas no assunto.
Dessa forma, os órgãos controladores do Estado atuaram de forma efetiva e supervisionaram os bancos. Isso fez com que nosso país não sucumbisse frente a situação ruim vivida em outras nações.
O autor aborda que o resultado dessa crise afetou sobremaneira os países desenvolvidos, onde índices de inflação e desemprego bateram à porta destes Estados e suas economias mostravam tendência à recessão.
Em países cujos resultados da economia eram melhores, principalmente os chamados emergentes, houve uma dificuldade de crédito e queda no preço de produtos básicos. Isso inviabilizava o investimento e reduzia o lucro.
O Brasil se enquadrou nesse quadro, onde o impacto gerado pela crise inicialmente norte-americana