Celso Furtado E O Brasil
CELSO FURTADO
Maria da Conceição Tavares (Organizadora)
Francisco de Oliveira – José Luís Fiori – Juarez Guimarães
Maria Regina Nabuco – Tânia Bacelar – Wilson Cano
CELSO FURTADO E O BRASIL
cia entre o que somos e o que esperávamos ser”. Esta mágoa, que compartilho com paixão, decorre de nosso sentimento comum quanto à situação da nação em matéria de destruição das forças produtivas e da própria desorganização da sociedade.
Este livro é composto de ensaios escritos para o seminário Celso Furtado e o Brasil, realizado pela Fundação Perseu Abramo, pela Pontifícia
Universidade Católica de Minas Gerais e pelo Conselho Regional de Economia de Minas Gerais, em Belo Horizonte no mês de novembro de 1999.
Os temas apresentados e debatidos tomaram como ponto de partida alguns aspectos da obra do mestre Furtado que foram considerados importantes para esclarecer os problemas contemporâneos do país e retomados com o propósito de aprofundar nossa reflexão comum.
Esperamos que seja uma contribuição para o debate e a difusão das idéias do mestre Celso Furtado, a quem peço licença para reproduzir suas palavras e sua convocação: “O ponto de partida de qualquer novo projeto alternativo de nação terá que ser, inevitavelmente, o aumento da participação e do poder do povo nos centros de decisão do país”.
CELSO FURTADO
E O BRASIL
MARIA DA CONCEIÇÃO TAVARES
EDITORA FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO
EDITORA FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO
A obra de Celso Furtado pode ser caracterizada por sua preocupação recorrente com o tema da construção da nação diante das diversas formas de dominação internacional e do