Resumo: Administração de materiais
Os recursos que estão à disposição da empresa são: materiais, patrimoniais, capital, humanos e tecnológicos.
Definição de Administração de Materiais
A administração de materiais compreende o conjunto de operações que tem início na identificação do fornecedor, compra de materiais, recebimento e conferência de todos os materiais recebidos pela empresa, movimentação interna e acondicionamento desses materiais, transporte interno dos materiais para a área de produção, armazenagem dos produtos acabados e, finalmente, transporte e distribuição ao consumidor final.
Outra definição:
A administração de materiais é um conjunto de atividades desempenhadas de forma centralizada ou não, no sentido de garantir que não faltem os materiais necessários ao bom funcionamento da organização. Consiste num conjunto de operações que visa a identificar os potenciais fornecedores, compras, recebimentos e conferência desses materiais, transporte interno, fornecimento dos materiais aos órgãos requisitantes, armazenagem e acondicionamento dos produtos acabados e, por último, transporte e distribuição dos produtos/materiais ao consumidor final. Assim, a administração de materiais busca garantir a existência contínua de um estoque de tal forma que nunca falte nenhum material para o bom funcionamento de uma organização sem, no entanto, tornar o investimento em estoque oneroso demais o investimento estoque.
Como funciona o ciclo da administração de materiais?
O ciclo da administração de materiais tem início no sinal da demanda de algum produto ou material. Identificado o sinal de demanda de determinado produto ou material parte-se, então, para a identificação e escolha do fornecedor. Feito isso, compramos os materiais de acordo com a necessidade de nossa organização e clientes. Na sequencia, o fornecedor irá transportar os materiais até nossa empresa ou nós buscaremos esses materiais no fornecedor. Depois do transporte, devemos realizar o recebimento e