Economia e meio ambiente
Meio Ambiente
Economia
Ciência que tem por finalidade a melhor utilização de recursos entre fins alternativos.
Objetivando satisfazer as necessidades ilimitadas do homem e aumentar o nível de bem estar dos indíviduos.
Meio Ambiente
“Meio Ambiente é tudo o que tem a ver com a vida de um ser (plantas, animais, pessoas) ou de um grupo de seres vivos. (...) os elementos físicos, vivos, culturais e a maneira como esses elementos são tratados pela sociedade.”
Meio Ambiente - A Lei em Suas Mãos. (Neves e Tostes, 1992).
A economia compreende que os recursos (humanos, de capital, tecnológios, matéria-prima, entre outros) não são inesgotáveis.
E por isso há uma enorme necessidade dos recursos, principalmente os recursos naturais, serem utilizados da melhor forma possível.
Por mais que as tecnologias estejam avançadas, a humanidade ainda é fortemente dependente do clima para produzir seus alimentos e matérias primas.
A tecnologia pode melhorar o aproveitamento da terra e da água disponíveis, incrementar a produtividade e até ajudar a previnir catástrofes.
Porém tudo tem um limite.
Durante muito tempo acreditou-se que os dejetos provenientes da industrialização poderiam ser eliminados através da distribuição de água e gases poluídos por uma grande área e que isso seria suficiente para minimizar com o passar do tempo os efeitos das substâncias tóxicas.
Mas ao passar alguns anos, foi percebido que isto não era verdade.
Em 1896, Steve Arrhenius comprovou correlações entre o aumento do dióxido de carbono produzido pela queima de recursos fósseis e a elevação da temperatura global.
O assunto permaneceu como tema acadêmico até meados do século XX.
Estudos da década de 50, provaram que a composição atmosférica tinha mudado desde o início da Era Industrial e que o ritmo desta mudança estava acelerando
O erro da avaliação no passado tem custado muito caro ao meio ambiente, comprovado através da poluição de rios e lagos, como a contaminação