Economia e meio ambiente
GIRLEI SOARES
ECONOMIA E MEIO-AMBIENTE
Caxias do Sul, junho de 2012.
ECONOMIA E MEIO AMBIENTE
Projeto de Pesquisa apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina
Seminários de Pesquisa do curso Ciências Econômicas, UCS
1. TEMA:
Economia e Meio Ambiente
2. DELIMITAÇÃO DO TEMA:
A terra já foi concebida como uma fonte inesgotável de recursos; hoje, percebe-se que os recursos naturais são limitados, exigindo usos eficientes, que maximizem o bem estar social e que busquem a sustentabilidade ao longo prazo.
3. PROBLEMA:
O que a economia ambiental pode fazer para diminuir o impacto na natureza e criar alternativas para a escassez dos recursos naturais?
4. HIPÓTESES: * As políticas governamentais são a forma mais freqüente de minimização dos impactos ambientais; * As empresas também podem ser uma forma eficiente para controlar os danos à natureza; * A sociedade como um todo, através de conscientização, pode lutar para um melhor uso dos recursos naturais;
5. OBJETIVO GERAL:
Buscar formas para que a sociedade como um todo encontre soluções para o uso consciente dos recursos naturais.
6. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Assinalar a impossibilidade de o capital produzido pelo homem substituir os serviços vitais fornecidos por algumas categorias de recursos naturais.
Verificar as principais medidas adotadas pelas empresas e ações do governo.
7. JUSTIFICATIVA:
A ação de desenvolvimento sustentável propõe que as necessidades da presente geração sejam atendidas, sem sacrificar a possibilidade que as gerações futuras atendam as sua próprias necessidades. Agir de forma sustentável, é estudar, planejar, implementar ações pensando no hoje e no amanhã, abordando os aspectos econômicos, sociais e ambientais.
Uma sociedade, com responsabilidade ambiental, consegue conciliar a necessidade de crescimento econômico, com os requisitos de melhor qualidade de vida. Ao se desenvolver a atividade econômica