Desenvolvimento de jogos eletrônicos.
Grupo 5
Integrantes
Eduardo Lima
Joaldino Neto
José Olímpio
Mário Júnior
Pedro Torres
Coordenador do evento 21/05: Eduardo Lima
DESENVOLVIMENTO DE JOGOS ELETRÔNICOS
Atualmente, as principais linguagens para desenvolvimento de jogos são C++ e o Java, alguns jogos podem priorizar o desempenho através do uso da linguagem Assembly, porém atualmente os jogos são produzidos dentro de engines, onde a linguagem se faz presente por meio de versões reduzidas de outras linguagens (algumas engines são: Unreal 3 , Cryengine 2, entre outras) o que facilita a criação de jogos por amadores, já que não requer tanto conhecimento em linguagem de programação.
É possível a criação de jogos com quase nenhum custo direto, existem ferramentas gratuitas como Gamemaker 7.0, que permitem a criação de jogos sofisticados levando em consideração que é uma ferramenta freeware, ou o Alice que é uma ferramenta de animação 3D educacional, que permite também a criação de jogos 3D.
Em relação ao público alvo, existem veios bastante definidos na indústria de jogos, jogos de plataforma, tiro em primeira pessoa, cada veio descrito possui sua determinada parcela do publico, cabe aos desenvolvedores escolherem o que melhor lhe convém, quanto aos investidores, temos exemplos de várias empresas que criaram jogos de baixo custo e foram convidadas por grandes investidores (leia-se: EA games, Ubisoft) após terem seus trabalhos reconhecidos.
Sub-temas:
Experiência e conhecimentos necessários na área: Quais as principais linguagens de programação utilizadas no desenvolvimento de Jogos?
Recurso/mercado: É possível iniciar um projeto apenas com ferramentas técnicas e sem muito dinheiro envolvido? Como focar no público alvo e chamar atenção de eventuais investidores?
Panorama atual no Brasil: Quais empresas estão recrutando jovens interessados na área? O que é necessário para ingressar em uma? Quais cursos estão voltados para esta especialização?