Economia e cooperativismo
CONSTITUIÇÃO DA COOPERATIVA DOS PRODUTORES DE LEITE DO SUL DA BAHIA- COOPLESULBA
ILHÉUS – BAHIA
2012
AMONIEL DA CRUZ DE MATOS
ALCIMARA
CATIANE
FLÁVIO DE OLIVEIRTA CAMPOS
JAQUELINE RANGEL
JOÃO EMÍLIO DE SOUZA JUNIOR
TIAGO GUIMARÃES
CONSTITUIÇÃO DA COOPERATIVA DOS PRODUTORES DE LEITE DO SUL DA BAHIA- COOPLESULBA
TRABALHO APRESENTADO PARA OBTENÇÃO DE NOTA PARCIAL NA DISCIPLINA ECONOMIA E COOPERATIVISMO, DO CURSO DE ECONOMIA DA UESC.
ILHÉUS – BAHIA
2012
APRESENTAÇÃO
Este trabalho tem como objetivo principal, mostrar como é o funcionamento de uma cooperativa de leite e como será possível obter sucesso através de uma condensada organização que visa os mesmos interesses. Trata-se de um estudo no qual será explicado como montar uma cooperativa, desde seu estatuto até a análise da viabilidade financeira. A COOPLESULBA surgir no mercado para atender a necessidade dos pequenos produtores das cidades de Ibicaraí, Floresta Azul, Santa Cruz e Itapé, para comercializar e armazenar a produção de manteiga, queijo e requeijão. Localizada em Ibicaraí, a empresa trabalhará com matéria-prima selecionada e profissionais capacitados.
INTRODUÇÃO
Uma organização cooperativa surge de um acordo voluntário de colaboração empresarial entre vários indivíduos, com a finalidade principal de solucionar problemas ou satisfazer as necessidades comuns que excedem a capacidade individual. A intenção é melhorar a situação econômica individual por meio de tal colaboração. Embora se considere o interesse individual dos cooperados como o objetivo da entre ajuda cooperativa, não se prioriza o indivíduo em detrimento do coletivo: ambos são importantes na instituição.
Assim, as cooperativas não