economia solidaria
ECONOMIA SOLIDÁRIA: CONCEITOS E DESAFIOS
Emerson Dias de Oliveira1
RESUMO
A forma mais difundida e conhecida de expressão da economia solidária ocorre através das cooperativas populares originárias em sua maioria de trabalhadores marginalizados economicamente do meio social, cujo capital é quase sempre apenas a disposição e dedicação para o trabalho. Assim, o intento centro deste estudo é verificar a relação conceitual que existe no cooperativismo popular, tornando-o como uma das principais ideologias de expressão da economia solidária, buscando uma discussão contemporânea sobre alguns importantes desafios que o assunto tem enfrentado atualmente, principalmente na questão teórica que as pseudo-cooperativas representam na sociedade, haja vista, a presença de algumas confusões de princípios, entendimentos e generalizações que o cooperativismo possui, pois a instituição cooperativa popular representa um distinto modelo organizacional de empreendimento socioeconômico e autogestionário, que vem ganhado espaço à medida que cresce o desemprego e diminuem as garantias sociais, sendo visto como uma maneira de buscar autonomia e de estabelecer outros tipos de interação homem-trabalho, homem-ambiente homem-homem. .
Palavras Chaves: Economia Solidária. Trabalho. Cooperativismo Popular.
1 Graduado em Gestão de Cooperativas e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), atuando na área da Economia Solidária e do Cooperativismo Popular.
150 Emerson Dias de Oliveira
Geoingá: Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia Maringá, v. 5, n. 1 , p. 149-172, 2013
ISSN 2175-862X (on-line)
THE COOPERATIVISM POPULAR HOW EXPRESSION DA
ECONOMICS SOLIDÁRIA: CONCEPTS E CHALLENGES
ABSTRACT
The shape more widespread and known of expression of solidary economy occurs through the cooperatives popular originating in its majority of workers marginalized economically the middle social, whose capital is