Cooperativismo
Cooperativismo refere-se a um contexto de mudança social baseado na emancipação do homem. Ele é uma forma de organização social que propicia a minimização de esforços individuais para o alcance de objetivos comuns a uma determinada comunidade, ou seja, na organização de grupos que, em suas atividades conjuntas, buscam poder de barganha num mercado dominado por grandes organizações.
O cooperativismo brotou junto com a revolução industrial, quando nasceram as dificuldade sociais dos períodos presentes. Ele sempre ressurge em períodos de crise, pois é uma forma de organização econômica entre os indivíduos, tal forma é usada na amenização de certos problemas sociais. As cooperativas são associações autônomas de pessoas que se unem voluntariamente para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns a seus integrantes. Constituem-se em empresas de propriedade coletiva, a serem geridas democraticamente. São organizações voluntárias, abertas a todas as pessoas aptas a utilizar os seus serviços e a assumir as responsabilidades como associadas, sem discriminações sociais, raciais, políticas, religiosas e de gênero.
COOPERATIVISMO O significado de Cooperativismo está relacionado à palavra cooperação (ajuda mútua), ou seja, trata-se de uma doutrina sócio-econômica apoiada por uma norma de educação e participação estável concluindo em uma renovação social através da colaboração de cada indivíduo. É proceder de maneira simultânea e coletiva com outros para o mesmo fim ou trabalhar juntos para o êxito de um mesmo desígnio ou uma mesma finalidade. O cooperativista pratica o mutualismo, ou seja, ele provê os recursos necessários para serem aplicados no objeto social da entidade, em beneficio do grupo ao qual pertence. A sociedade se organiza com um propósito de fortalecimento, tendendo maior competitividade, logo, adequando o crescimento econômico e social das comunidades. Sempre existe um mínimo de cooperação em