Caldeiras e vasos de pressão
1. Definição
Caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia,excetuando-se os refervedores e equipamentos similares utilizados em unidades de processo.O vapor pode ser usado em diversas condições tais como: baixa pressão, alta pressão, saturado, superaqueci-do, etc. Ele pode ser produzido também por diferentes tipos de equipamentos nos quais estão incluídas as caldeiras com diversas fontes de energia.Para efeito da NR-13, serão considerados, como “caldeiras” todos os equipamentos que simultaneamente geram e acumulam vapor de água ou outro fluido. Unidades instaladas em veículos como caminhões e navios deverão respeitar a esta Norma Regulamentadora nos itens que forem aplicáveis e para os quais não exista normalização ou regulamentação mais específica.
2.Quem é o profissional habilitado?
Profissional habilitado (PH) aquele que tem competência legal para o exercício da profissão de engenheiro nas atividades Referentes a projeto de construção,acompanhamento de operação e manutenção, inspeção e supervisão de inspeção de caldeiras e vasos de pressão, em conformidade com a regulamentação profissional vigente no País.
3. O que é PMTP e PMTA ?
PMTP : Pressão Máxima de Trabalho Permitida.
PMTA : Pressão Máxima de Trabalho Admissível.
É o maior valor de pressão compatível com o código de projeto, a resistência dos materiais utilizados, as dimensões do equipamento e seus parâmetros operacionais.Esta NR não inclui regras para projeto e pressupõe que os equipamentos são construídos de acordo com normas e códigos de reconhecimento internacional.
4. Que itens faltantes constitui risco grave e emitente em uma caldeira?
Constitui risco grave e iminente a falta de qualquer um dos seguintes itens:
a) Válvula de segurança com pressão de abertura ajustada em valor igual ou inferior à PMTA.
b) Instrumento que indique a