Economia verde
Resumo do Paper
“Do Environmentalists Practice What They Preach?
Environmental Ideology as a Determinant of Voting and Private Consumption
Choice”
Matthew E. Kahn
Os comentários deverão estar organizados da seguinte forma:
Após a indicação do autor (ou autores) e do título do estudo e do nome dos estudantes, o trabalho deve estar dividido nas seguintes secções:
1 – Indicação dos objetivos do estudo.
2 – Apresentação das hipóteses tomadas pelo autor (ou autores).
3 – Que metodologia de estudo foi aplicada, devendo esta ser descrita.
4 – Apresentação das conclusões a que chegou o estudo com indicação da sua importância.
A apresentação em PPT não deve fugir a esta organização do trabalho e deve ser sóbria e competente.
OBJECTIVOS
O paper estudado visa verificar se agregados familiares que residem em comunidades onde os votantes do Partido Verde (Green’s) estão sobre-representados consomem menos recursos que comunidades onde os votantes de Partidos “Não-Verdes” (Brown’s) estão sobre-representados. Ou seja, pretende-se testar se a ideologia política afecta as escolhas de consumo.
HIPÓTESES ASSUMIDAS
O Partido Verde tem como principais prioridades a Justiça Social, Economias baseadas em Comunidade, a Responsabilidade Global e Pessoal, a Consciência Ecológica e o Desenvolvimento Sustentável. Politicamente, este partido tem uma raiz Democrata, estando por isso, ideologicamente, mais próximo do Partido Democrata do que do Republicano. Hipoteticamente, considera-se, então, que os votantes registados no Partido Verde são mais propensos a serem ambientalistas do que indivíduos registados em Partidos “Não-Verdes”, não só por incorrerem em desutilidade devido ao conhecimento das externalidades causadas pela poluição associadas ao consumo, mas também devido ao efeito “warm-glow” (orgulho/reconhecimento social de serem cidadãos ecologicamente exemplares). Outras hipóteses serão assumidas no decorrer da aplicação da