economia verde
ITUMBIARA-GO
JULHO/2014
HISTORICO
Com o fim da guerra fria o capitalismo se firma como o sistema econômico mundial e com ele acontece o inicio das preocupações ambientais e para firmar essas preocupações acontece a conferencia chama de RIO 92 (Cupula da terra) Naquela época estávamos apenas vislumbrando os desafios emergentes em todo o mundo desde a mudança climática até a perda de espécies devido à desertificação e à degradação da terra.
E no momento do estouro da crise do sub prime a ONU entra intervindo lançando um novo modelo de economia, que não favorece nem o capitalismo ou outra forma de economia e foi denominada economia verde, uma economia que resulta em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz significativamente riscos ambientais e escassez ecológica. Em outras palavras, uma economia verde pode ser considerada como tendo baixa emissão de carbono, é efi ciente em seu uso de recursos e socialmente inclusiva. Em uma economia verde, o crescimento de renda e de emprego deve ser impulsionado por investimentos públicos e privado que reduzem as emissões de carbono e poluição e aumentam a efi ciência energética e o uso de recursos, e previnem perdas de biodiversidade e serviços ecossistêmicos.
Na primeira década do século 21 varias crises se iniciaram simultaneamente entre algumas citamos as crises climáticas, combustíveis, de alimentos e água e em 2008 a crise do Sub prime mostra a fraqueza do atual sistema econômico adotado e indicam fraquezas estruturais e riscos que continuam mal resolvidos. O aumento na demanda, previsto pela Agência Internacional de Energiae outras agências, sugere uma dependência contínua do petróleo e outros combustíveis fósseis, além de custos de energia muito mais altos, ao passo que a economia mundial sofre para recuperar-se e crescer.
Apesar de essas crises terem várias causas, num nível básico, todas elas partilham uma