ANSIEDADE E PSICOLOGIA
200
O Tratamento da Ansiedade por Intermédio da Acupuntura:
Um Estudo de Caso
The Treatment of Anxiety Through Acupunture:
A Case Study
El Tratamiento de la Ansiedad por Intermedio de la
Acupuntura: Un Estudio de Caso
André Luiz
Picolli da Silva
Experiência
Universidade
Federal do Pará
PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2010, 30 (1), 200-211
PSICOLOGIA
CIÊNCIA E PROFISSÃO,
2010, 30 (1), 199-211
201
André Luiz Picolli da Silva
Resumo: A ansiedade é um fenômeno amplamente estudado no ocidente pela Psicologia, pela psicanálise e pela Medicina. Caracteriza-se por um estado subjetivo desagradável de inquietação, tensão e apreensão.
Embora a terminologia ansiedade não seja encontrada na literatura da medicina tradicional chinesa, os sintomas descritos são amplamente estudados. Tal literatura considera essa patologia metaforicamente uma desarmonia do espírito, e apresenta uma série de possibilidades de intervenções por técnicas tradicionais como a acupuntura. O objeto deste artigo é relatar o tratamento realizado por meio da acupuntura a uma paciente que apresentava transtorno de ansiedade. Após a identificação dos sintomas de ansiedade, realizados pela queixa da paciente e pela análise clínica embasada no DSM IV, foram realizadas 10 sessões de acupuntura tradicional chinesa, utilizando como referencial teórico a literatura clássica da medicina chinesa. Os resultados obtidos foram a diminuição parcial dos sintomas a partir da quarta sessão e uma significativa melhora da paciente, com o relato do alívio dos sintomas a partir da sexta sessão de tratamento.
Palavras-chave: Acupuntura. Ansiedade. Terapia complementar. Saúde.
Abstract: Anxiety is a phenomenon widely studied in the West by psychology, psychoanalysis and medicine.
It is characterized by an unpleasant subjective state of worry, tension and apprehension, in which it is difficult to relax. Although the terminology anxiety is not found in the literature of