Economia publica
1) Associe alguma intervenção governamental observada (na economia brasileira ou mundial) na crise econômica deflagrada no segundo semestre de 2008 à uma das imperfeições de mercado enumeradas na Unidade I.Explique que imperfeição justificou a ação do governo.
Resposta. Em meados de 2009, os bancos públicos foram responsáveis por 73% da expansão do crédito. Isoladamente, o BNDES contribuiu com 37% da oferta adicional de financiamento à economia.
Um aspecto importante a ser ressaltado foi o crescimento das operações de crédito que decorreram do crescimento do emprego formal e do processo de mobilidade social ascendente, abrindo fronteira para a bancarização – isto é, o acesso ao crédito por setores da sociedade antes à margem do sistema bancário privado brasileiro.
2) O sistema tributário brasileiro apresenta características de regressividade e/ou progressividade?Considere a tributação indireta e direta em sua resposta.
Resposta. O sistema de tributação Brasileiro apresenta características de tributação progressiva aplicam-se maiores percentuais de impostos para as classes de renda mais altas. No Brasil uma só pessoa reúne as características de contribuinte, ou seja, somente ele é responsável pelo cumprimento das obrigações tributárias previstas na lei. Incidem sobre o patrimônio e a renda. Quando o salário atinge a faixa de tributação, o empregador desconta o IR do seu empregado e repassa ao fisco, mas neste caso o empregador é só responsável pelo recolhimento, quem efetivamente paga esse imposto é o povo. Por isso diz-se direto (tributado na fonte)
Na tributação indireta há o contribuinte de direito, mas não de fato. Na relação estabelecida entre o Estado e o contribuinte, este paga o tributo correspondente à operação e cobra de terceiros através da inclusão do tributo no preço.
3) O que é política fiscal e para que serve?Mostre exemplos de como existe política fiscal expansiva e contracionista, e quais são as