Farmacia popular
O programa Farmácia Popular do Brasil foi criado em 2004 para ampliar o acesso aos medicamentos essenciais. Por meio das unidades próprias, esses produtos são dispensados a preço de custo ao cidadão.
No elenco da Farmácia Popular constam 107 itens para as doenças mais comuns na população brasileira, dentre eles analgésicos, anti-hipertensivos, medicamentos para diabetes, colesterol, gastrite.
Também estão disponíveis remédios indicados para cólicas, enxaquecas, queimaduras, inflamações e anticoncepcionais, além de preservativo masculino.
Os medicamentos disponibilizados na Farmácia Popular custam, em média, 95% menos do que nas drogarias comuns.
A finalidade do programa é tornar mais em conta o tratamento das pessoas que fazem uso contínuo de medicamentos.
Hoje no país já são 521 farmácias unidades próprias em 405 municípios, que fazem uma média de 950 mil atendimentos por mês. Todas são implantadas por meio de uma parceria do Ministério da Saúde e da Fiocruz com Estados e Municípios e instituições filantrópicas.
1.1- Objetivo Geral
O Programa Farmácia Popular do Brasil visa oferecer alternativas de acesso à assistência farmacêutica, com vistas à promoção da integralidade do atendimento à saúde.
1.2- Objetivo Especifico
Beneficiar principalmente as pessoas que têm dificuldade para realizar o tratamento por causa do custo do medicamento.
2- Histórico
O Perfil da Indústria Química do Estado de Goiás
A Indústria Química do Estado de Goiás S/A – IQUEGO é uma empresa de economia mista, criada no Governo Mauro Borges Teixeira, através da Lei Estadual nº 4.207 de 6 de novembro de 1962, tendo iniciado suas atividades em 7 de janeiro de 1964, com a finalidade de comercializar medicamentos abaixo do