O prazer
John Stuart Mill nasceu a 20 de Maio de 1806 em casa de seu pai em Pentonville (Londres) sendo o primeiro filho do filósofo escocês radicado na Inglaterra James Mill e morreu a 8 de Maio de 1873,foi foi um filósofo e economista inglês, e um dos pensadores liberais mais influentes do século XIX. Foi um defensor do utilitarismo, a teoria ética proposta inicialmente por seu padrinho Jeremy Bentham.
Mill foi educado pelo pai, com a assistência de Jeremy Bentham e Francis Place. Foi-lhe dada uma educação muito rigorosa e ele foi deliberadamente protegido de rapazes da mesma idade. O seu pai, um seguidor de Bentham e um aderente ao associativismo, tinha como objetivo explícito criar um gênio intelectual que iria assegurar a causa do utilitarismo e a sua implementação após a morte dele e de Bentham.
O utilitarismo
As primeiras formas de moral utilitária surgiram na Antiguidade, mas o utilitarismo moderno, associado as ideias liberais e democráticos, foi fundado por Jeremy Bentham (1748-1832) e Stuart Mill (1806-1873), tornando-se uma das teorias morais e politicas mais importantes do seculo XIX.
O utilitarismo inspirou muito dos movimentos reformistas que, durante o seculo XX, moldaram a estrutura económica, politica e social das sociedades democráticas ocidentais; Bentham e Stuart Mill comprometeram-se da transformação e aperfeiçoamento das leis e das instituições, empenhando-se, por exemplo, na defesa da abolição da escravatura, na promoção da igualdade entre homens e mulheres e do direito de voto para todos.
Princípio da Utilidade ou da Maior Felicidade
Stuart Mill afirma que a Utilidade ou o Princípio da Maior Felicidade é o princípio moral em que se baseia o utilitarismo.
Segundo este princípio, uma ação é boa quando promove a felicidade, a “única coisa desejável com o fim” que é, por isso, boa em si mesmo.
E como se define felicidade?
A Felicidade é um estado de bem-estar, isto é, de prazer e