economia - produção de churros
Estudados em grupo as pesquisas solicitadas nos passos I e II, foi possível confeccionar o seguinte relatório sobre a produção e comercialização de churros.
a) Informações sobre o mercado consumidor (quem são os consumidores, quanto ganham, quanto gastam de sua renda na compra do produto/serviço em questão, quando compram e como compram).
Todo o ramo de alimentação tem seu mercado sempre aquecido. O consumidor é exigente não importa qual seja o produto, qualidade, bom atendimento e se for do ramo de alimentação a exigência quanto a higiene é obrigatória. Em especial churros, é um consumidor fiel independente da idade e/ou situação financeira, quando gosta, para, compra e leva para o restante da família que ficou em casa. É um mercado atrativo, porém, atenção sempre quando o assunto é qualidade na fabricação, a fritura (por exemplo) tem que está no ponto certo. Não há um índice de valor específico de gasto deste consumidor, visto que ele é rotativo e das diversas classes sociais, mas sempre quando procura por uma boa sobremesa, o Churros é sua preferência.
b) Histórico da evolução do mercado consumidor.
O churros é um produto de origem Portuguesa/Espanhola e muito apreciado pelos países hispano-americanos. No Brasil ele recebeu outros ingredientes, como recheios de doce de leite ou chocolate. Foi ganhando mercado devagarzinho e hoje está presente em todas as regiões do País e em grandes centros logísticos como por exemplo em shopping centers.
c) Os motivos responsáveis pela evolução deste mercado, abordada no item “b” deste passo.
Uma das fontes pesquisadas sobre a evolução deste mercado e que escolhemos como indicador foi a do IBGE que nos trás dados interessantes deste consumidor nas diversas regiões do Brasil. Segundo o IBGE hoje as famílias estão gastando mais em alimentação fora de casa do que em 2003. O aumento de poder de compra dos brasileiros é um dos fatores importantes para o aquecimento deste