Influencias estrangeiras em nossos hábitos alimentares

4922 palavras 20 páginas
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOSSA SENHORA DA SALETE

(NOME DOS ALUNOS)

PROJETO DE PESQUISA:

“INFLUÊNCIAS ESTRANGEIRAS EM NOSSOS HÁBITOS ALIMENTARES”

Professor(a) Orientador(a):

SANTA CATARINA 2013 Sumário

1 Tema
Influências estrangeiras em nossos hábitos alimentares.

2 Justificativa
A cada dia vivemos novos desafios e novas experiências, e para assim colocá-las em prática, durante alguns meses, juntamos todo o nosso conhecimento e aprendizado, para o projeto então proposto.
Alunos da Escola de Educação Básica Nossa Senhora da Salete e estudantes do 2º ano, cursamos o Ensino Médio Integral (EMI), que disponibiliza trinta e sete períodos de aulas semanais, sendo estes distribuídos entre o turno matutino e vespertino. Este curso, em sua grade curricular, visa à exigência e o incentivo ao trabalho de pesquisa. Obedecendo a este, fomos divididos em grupos para recebermos orientações sobre a elaboração e construção de projetos de pesquisa. Como proposta de tema para este trabalho, escolhemos as influências estrangeiras na nossa alimentação. Com certeza, um tema de interesse da comunidade, que mexe com o passado das famílias, relembra os hábitos de cada cultura e revela um pouco mais sobre a formação da nossa região.
Salienta-se que escolha do tema se deu entre as razões acima apontadas entre outras, dentre as quais destacamos as fortes raízes, principalmente, europeias em nosso cotidiano alimentar. Pretendemos entender um pouco melhor a história dos alimentos que comemos e mostrar toda a miscigenação existente no nosso passado e presente.
Sendo que a cultura do Sul do país se caracteriza basicamente por influências italianas e alemãs, e por sermos descendentes dos mesmos, será bom entendermos

Relacionados