bacterias
A técnica de semeadura por esgotamento é utilizada para obtenção de colônias isoladas em meio sólido. A técnica visa obter colônias isoladas de bactérias presentes em materiais biológicos, permitindo a diferenciação de diferentes bactérias.
OBJETIVO O objetivo do experimento é semear a amostra coletada através do método de cultura por esgotamento.
MATERIAIS E MÉTODOS
-Ágar nutritivo
-Alça de platina
-Bico de Bunsen Mantendo sempre o material próximo ao bico de Bunsen para que não seja contaminado, o método consiste em mergulhar a alça de platina na amostra com microorganismos e depois percorrer a superfície da placa de petri com a ponta da alça de modo a espalhar as bactérias. Para finalizar, marcar a placa para que seja identificada e colocá-la na estufa a 37 graus Celsius.
RESULTADOS Após 24 horas, houve um crescimento de cerca de 95 colônias de bactérias na amostra que foi semeada com ágar nutriente na placa de petri.
CONCLUSÃO Com os resultados obtidos, foi possível concluir que o meio de semeadura estava em um bom estado, de modo a obter um notável crescimento bacteriano na placa de petri.
QUESTÕES
1) A técnica de esgotamento em placa consiste em depositar sobre um ponto da superfície do meio uma parte do material e, depois, espalhá-la de maneira a se obter quantidades progressivamente menores do material. Tem-se que obter rarefação suficiente do material para que se formem colônias perfeitamente isoladas. Essa técnica de semeadura por esgotamento é utilizada para obtenção de colônias isoladas em meio sólidopermitindo a diferenciação de diferentes bactérias
2) A cultura pura de um dado microrganismo é uma cultura de células genética e morfologicamente