Trabalho
Aula-tema: O processo de Tomada de Decisão.
Passo 1
Pesquisar, no livro-texto, sobre o Processo de Tomada de Decisões e conceituar os seguintes itens: a Problemas simples, problemas intermediários e problemas complexos.
Reconhecimento de um problema
O ponto de partida de qualquer tentativa consciente de tomar uma decisão racional deve ter o reconhecimento da existência de um problema. Somente após o reconhecimento de um problema podemos entender, de madeira logica, o trabalho para sua resolução.
Problema Simples: Que não demanda muito esforço na tomada de decisão, de pequeno impacto e que possa ser resolvido no local.
Problema Intermediário: Que depende de um pouco mais de atenção, pois pode se agrava e ter uma complexidade maior.
Problema Complexo: Requer maior atenção, cuidado e tempo e que necessita ser mais estudado pois ao contrario seus danos pode ser grandes. b O papel da Análise na Engenharia Econômica.
À análise pode ser considerada como compreendendo oito elementos: 1. Reconhecimento de um problema: a constatação da existência de um problema é o primeiro passo para a sua solução. 2. Definição do objetivo a ser alcançado: qual é a tarefa? 3. Coleta dos dados relevantes: quais são os fatos? Precisamos coletar dados adicionais? A informação adicional vale pelo menos o custo da sua obtenção? 4. Identificação de alternativas viáveis: quais são as vias alternativas práticas de realizar nosso objetivo? 5. Escolha do critério para julgar a melhor alternativa? Qual é, isolante, o critério mais importante para a solução do problema? Há muito critério passíveis de escolha podem ser políticos, ecológicos, humanitários, ou o que for. Pode-se escolher um critério isolado, ou uma composição de vários critérios diferentes. 6. Construção das diversas inter-relações. Esta fase costuma chamar-se modelagem matemática. 7. Predição de resultado para cada alternativa. 8. Escolha da melhor alternativa para