Relatorio metrologia
Metrologia
“Paquímetro”
Grupo: Jarlayne, Jonatas e Kaique.
Introdução:
Unidades de medição foram uma das primeiras ferramentas inventadas pelo homem. As sociedades primitivas necessitavam fazer medições rudimentares para inúmeras tarefas, tais como: construção de habitações de tamanho e forma apropriados, moldagem de roupas ou troca de alimentos ou matérias-primas.
Primeiros sistemas conhecidos
Os habitantes da Civilização do Vale do Indo (3000-1500 a.C.; período mais avançado: 2600-1900 a.C.) desenvolveram um sofisticado processo de padronização usando pesos e medidas, evidenciadas pelas escavações feitas nos locais do vale do Indu.[1] Esta padronização técnica permitiu que instrumentos de medição pudessem ser efetivamente utilizados em medição angular e medição para a construção. [1] A calibração também foi encontrada em aparelhos de medição, juntamente com várias subdivisões no caso de alguns desses aparelhos. Com base neste contexto histórico, realizou-se uma pratica com o “Paquímetro”
Paquímetro (grego: paqui (espessura) e metro (medida)), por vezes também chamado de craveira em Portugal, é um instrumento utilizado para medir a distância entre dois lados simetricamente opostos em um objeto. Um paquímetro pode ser tão simples como um compasso. O paquímetro é ajustado entre dois pontos, retirado do local e a medição é lida em sua régua.
Desenvolvimento:
Utilizamos Paquímetro para verificar o comprimento e o diametro em milímetros, e obtermos o volume deste objeto atráves da formula: V=(pi)r²*h
O resultado das medição está na tabela abaixo.
Comprimentro Diametro Volume 8,9mm 5mm 174,4mm³
Depois utilizamos uma régua para medir o cilindro, e comparar as mediçoes.
Conclusão:
Concluimos que o paquímetro é mais exato que a régua, por isso mais indicado para medir objetos de pequeno