Economia política: uma introdução crítica
José Paulo Netto e Marcelo Braz - 2.ed. – São Paulo: Cortez, 2007.
(Cap. 02, a partir do item 2.3 ao final do capítulo)
Cap. 02 – CATEGORIAS DA (CRÍTICA DA) ECONOMIA POLÍTICA
1. Apresente os conceitos de: valor de uso, produto social global, distribuição e consumo.
Qual a relação entre eles?
Entende-se por valor de uso algo que tem finalidade e a qualidade de satisfazer uma necessidade qualquer; produto social global é o conjunto de bens(valores de uso) produzidos numa sociedade determinada, num lapso de tempo também determinado. Atualmente denomina-se PIB(produto interno bruto); a distribuição consiste, pois, na forma pela qual o produto social global é dividido entre os diferentes membros da sociedade; o consumo é processo no qual um bem é utilizado para a satisfação de uma necessidade determinada. A relação consiste na produção de novos valores de uso, que cria novas necessidades de consumo.
2. Apresente as principais características econômicas e sociais do modo de produção escravista. Na sociedade escravista, as relações sociais eram presididas pelo antagonismo entre escravos e seus proprietários, mas havia um pequeno grupo de pessoas livres, por exemplo, os artesãos. Além do mais, o escravismo introduziu a propriedade privada dos meios fundamentais de produção, a exploração do homem pelo homem, diversificou a produção de bens e estimulou o comércio entre distintas sociedades.
3. Como o ‘atraso’ da sociedade escravista pode ser visto como um avanço da civilização?
Todos os modos de produção que sucederam a comunidade primitiva são considerados como avanços da civilização. No escravismo, houve um progresso na produção , com a introdução da propriedade privada e o comércio entre cidades distintas, porém surgiu o antagonismo entre as classes sociais.
4. Aponte as principais características econômicas e sociais do modo de produção feudal.
Que fatores determinaram sua crise?
No feudalismo o feudo é