O Imperialismo - Economia politica uma introdução critica
Um novo estágio na historia do capitalismo, denominou-se imperialismo ,que é o capitalismo que domina ao longo do século XX, e com novas determinações ,ingressa no século XXI.
Mobilidade e transformação constituem o capitalismo. A sua evolução, é produto da interação da intercorrência do desenvolvimento de forças produtivas ,de alterações nas atividades econômicas, de inovações tecnológicas e organizacionais e de processos sociopolíticos e culturais que envolvem as classes sociais. O estágio inicial do capitalismo, o papel do grupo social dos comerciantes/mercadores foi decisivo, designado capitalismo comercial (mercantil).O segundo estágio foi denominado capitalismo concorrencial (Liberal ou Clássico), aqui surgem as lutas de classes.
Nessas mudanças de natureza sociopolítica, operavam três processos: um de caráter científico -técnico , dois de natureza estritamente econômica ,interligados. No plano da economia fazia-se notáveis o surgimento dos monopólios e a modificação do papel dos bancos. Na segunda metade do século XIX, as tendências do capital que já conhecemos, à concentração e à centralização, confluíram na criação dos modernos monopólios. Os bancos passam a controlar massas monetárias , disponibilizadas para empréstimos. Esse entrelaçamento entre monopólios industriais e monopólios bancários deu origem a uma nova forma o capital financeiro.
O Imperialismo é o capitalismo na fase de desenvolvimento em que ganhou a denominação dos monopólios e do capital financeiro, adquiriu a exportação de capitais. A exportação de capitais realiza-se sob duas formas: Capital de empréstimo e produtivo. Os grandes monopólios realizam uma espécie de partilha econômica do mundo, e os Estados capitalistas onde o capitalismo monopolista se desenvolve e cujos interesses representam e promovem uma partilha territorial do mundo.Essa partilha tomou a forma de uma verdadeira recolonização.
O desenvolvimento da monopolização, o surgimento do