Economia política: uma introdução crítica.
O trabalho é o que caracteriza a importância da atividade econômica, pois é através dele que criamos os valores que formam a riqueza social, necessária para a produção de qualquer bem e realização de qualquer necessidade humana seja ela individual ou coletiva. Além disso, o trabalho caracteriza o próprio modo de sobrevivência dos homens e o desenvolvimento da sociedade.
O trabalho em sua importância transforma a natureza e constitui o ser social, pois é através da natureza que os membros da sociedade homens e mulheres transformam matérias naturais em produtos para as suas necessidades.
Essa atividade e as necessidades que constituímos para nossa sobrevivência também podem ser percebidas nas espécies animais, mas em forma de uma herança determinada pela sua própria genética, ou seja, nascem programados para exercer suas atividades em uma relação direta com o seu meio ambiente e são geralmente fixas. Existe uma relação imediata entre o animal e a natureza, satisfazendo as suas necessidades biologicamente estabelecidas.
O trabalho apresenta características diferentes das atividades animais, pois ao se desenvolver o trabalho não atua imediatamente na matéria natural, para que isso ocorra é necessário o uso dos instrumentos que vão sendo desenvolvidos e aperfeiçoados de acordo com a necessidade da atividade que está sendo realizada.
Outra característica importante é que o trabalho não se realiza através das determinações genéticas como para os animais, pelo contrário ele ocorre através das habilidades e dos conhecimentos que os humanos vão adquirindo através da repetição, das experiências transmitidas através da mediação como forma de aprendizado.
Além das características citadas acima, o trabalho também não atende sempre as mesmas