Determinação da massa molecular de um gás
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Ciência e Tecnologia de Alimentos
Química Geral Experimental A
Professora: Ana Paula Soares de Lima
Acadêmicas: Gabriela K. Viegas , Gabriela Oliveira Rocha, Izabel C. Espíndola
Relatório determinação da massa molecular de um gás
Florianópolis, 29 de setembro de 2011.
Introdução
Este relatório pretende apresentar de forma breve a experiência “Determinação da massa molecular de um gás” realizada em aula de Química Geral Experimental.
A experiência consistiu em dois procedimentos, no primeiro foi utilizada a pressão de vapor no cálculo da pressão de um gás coletado sobre a água. No segundo experimento, averiguamos os efeitos da pressão no ponto de ebulição da água.
Para a realização do primeiro experimento foram utilizados os seguintes materiais: balança, termômetro, bacia com água, isqueiro, proveta, entre outros. E o procedimento foi bastante simples: em uma bacia com determinada medida de água foi imersa uma proveta de 100 mL e invertida de modo a não constar qualquer bolha de ar. Em seguida, foi imersa uma mangueira conectando a proveta à outra extremidade acoplada a um isqueiro. E então liberado o gás butano até que ocorresse um exato nivelamento entre a superfície da água no interior da proveta com a água da bacia. Tendo a medida da temperatura da água, esse experimento possibilitou os demais dados para o calculo da massa molecular do butano.
O segundo experimento, ainda mais simples, foi uma demonstração do efeito da pressão no ponto de ebulição da água. Usando-se uma seringa com água quente e obstruindo a passagem de ar, o volume do recipiente foi aumentado com o êmbolo da seringa, diminuindo a pressão no interior da seringa, acarretando na ebulição da água.
Questionário do Site
1. Utilizando seus dados experimentais e assumindo que o gás do isqueiro é um composto puro e se comporta como um gás ideal, calcule a massa molar do gás do isqueiro. Resposta: