relatório método de victor meyer
Experimento: Medida da massa molecular de um vapor: Método de Victor Meyer.
Professora:
Estudantes:
1 OBJETIVOS
Determinar a massa molecular de uma substância vaporizável desconhecida pelo método experimental idealizado por Victor Meyer.
Fazer o tratamento de dados através da equação da lei dos gases ideais, da equação de van der Waals e do diagrama generalizado do fator de compressibilidade.
Inferir qual é a provável substância analisada.
2 INTRODUÇÃO TEÓRICA
Em 1878, Victor Meyer, um químico alemão, desenvolveu um método, que leva o seu nome, para determinar a massa específica e a massa molar de substâncias que podem ser pesadas no estado líquido e evaporadas facilmente. Em condições conhecidas de temperatura e pressão, determina-se a massa específica da substância em estado vapor e depois é calculada a massa molecular da substância. O equipamento utilizado está esquematizado na Figura 1:
Como se tratam de medidas relacionadas a propriedades gasosas, a equação do gás ideal, o fator de compressibilidade e a equação de van der Waals devem ser utilizadas para o tratamento de dados.
A equação do gás ideal descreve o comportamento de um gás como se este não possuísse volume molecular e nenhum tipo de interação intermolecular. Os resultados dessa equação se aproximam bastante do comportamento real para valores baixos de pressão (1 atm ou menos) ou quando o volume do gás é muito grande.
O fator de compressibilidade é utilizado para modificar a equação do gás ideal, de modo a fazer uma relação entre o volume ocupado pelo gás em estudo e o volume previsto pela equação do gás ideal. Desse modo, os valores encontrados indicam se no gás em questão há predominância das interações de atração ou de repulsão.
Por último, a equação de van der Waals reconhece a influência do tamanho molecular e das forças intermoleculares na pressão exercida por um gás em determinada