Determinação da massa molecular pelo método de Victor Meyer
INTRODUÇÃO
A determinação da massa molecular de uma substância química é de suma importância para os cálculos realizados na química e o conhecimento das propriedades de tal substância. Uma das formas de determinação da massa molecular é o método do químico alemão Victor Meyer, que leva o seu nome. Em tal método, determina-se a massa específica do vapor de uma substância volátil e, em condições conhecidas de temperatura e pressão, faz-se a determinação da sua massa molecular.
No experimento, um balão de vaporização é imerso num banho de água fervente, permanecendo por algum tempo para que qualquer umidade presente em seu interior seja evaporada. Uma bureta de 50 mL é preenchida com água e mergulhada num béquer contendo água, a qual tem sua temperatura monitorada por um termômetro. Após tampar a parte superior do balão com uma rolha, o tubo de saída lateral foi encaixado no interior da bureta e o volume inicial indicado por ela foi lido. Num curto intervalo de tempo a rolha foi retirada do balão, quebrou-se o capilar de uma ampola contendo o líquido a ser estudado e a mesma foi inserida no balão de vaporização que foi novamente vedado. Leu-se a nova marcação do volume de água na bureta devido à formação de vapor e essa leitura foi utilizada para calcular a massa molecular do líquido contido na ampola.
Por se tratar de propriedades gasosas, o cálculo da massa molecular será realizado levando-se em consideração três tipos de equação: a Lei dos Gases Ideais (Clapeyron); a mesma lei, porém corrigida pelo fator de compressibilidade; a equação de Van der Waals. Os valores obtidos através dessas três equações serão tradados para verificar a confiabilidade dos mesmos e qual mais se aproxima do valor real.
1. Equação dos Gases Ideais (Clapeyron)
ou
2. Equação de Clapeyron corrigida pelo fator de compressibilidade (z)
ou
Onde z