Relatório - Victor Meyer
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
DISCIPLINA: QUIA15 – FÍSICO QUÍMICA A
MÉTODO DE VICTOR MEYER
FERNANDA DA SILVA VAZ
RICARDO ANDRADE ROSSI
SALVADOR, BAHIA, BRASIL
2014.1
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
DISCIPLINA: QUIA15 – FÍSICO QUÍMICA A
MÉTODO DE VICTOR MEYER
FERNANDA DA SILVA VAZ
RICARDO ANDRADE ROSSI
Relatório apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Química, Universidade Federal da Bahia - UFBA, como requisito parcial de avaliação da Disciplina de Físico Química A (QUIA15) do 3º semestre, ministrada pela docente Ilma Cirne.
SALVADOR, BAHIA, BRASIL
2014.1
APRESENTAÇÃO
Neste relatório serão abordados assuntos da disciplina de Físico Química A, trabalhados teoricamente em sala e experimentalmente em laboratório. Aprender-se-á como medir a massa molecular de um vapor pelo método de Victor Meyer, e a partir dos resultados e fundamentação teórica, serão elaboradas discussões sobre o tema.
OBJETIVO
Determinar a massa molecular de uma substância vaporizável, pelo método de Victor Meyer usando a lei do gás ideal, o diagrama generalizado do fator de compressibilidade e a equação de Van der Waals.
INTRODUÇÃO
O método de Victor Meyer é utilizado para a determinação das massas moleculares de substâncias voláteis, em condições conhecidas de temperatura e pressão.
Para determinar a massa molecular utilizam-se três equações teóricas para definir a que melhor caracteriza o experimento: Equação dos gases Ideais:
PV = nRT
Onde P é pressão, V o volume, n o número de moles, R a constante universal dos gases e T a temperatura. O diagrama generalizado do fator de compressibilidade:
PV = ZnRT,
Possuindo os mesmos termos da equação descrita anteriormente, porém acrescentando o Fator