determinação da massa molecular pelo método de victor meyer
INSTITUTO DE QUÍMICA
DEPARTAMENTO DE FÍSICO-QUIMICA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
MEDIDA DA MASSA MOLECULAR DE UM VAPOR: MÉTODO DE VICTOR MEYER
Salvador - BA
2014
Objetivo
Determinar a massa molecular de uma substância vaporizável, pelo método idealizado por Victor Meyer usando a lei do gás ideal, a equação de van der Waals e o diagrama generalizado do fator de compressibilidade.
Introdução
A lei dos gases ideais considera que os gases possuem comportamento ideal, isso quer dizer que, comportam-se como partículas isoladas, ou seja, que não há interações intermoleculares, de forma que elas nem se repelem e nem se atraem. Na prática, isso não ocorre, podemos apenas considerar as atrações intermoleculares desprezíveis há altas temperaturas e baixas pressões. Assim, pode-se usar a seguinte função de estado como válida para relacionar os valores de pressão, volume, temperatura e quantidade de matéria de um gás.
PV = n R T
Visto que essa equação só se aplica a altas temperaturas e baixas pressões, pois fora dessas condições os gases interagem entre si, serão necessárias fazer algumas correções na lei dos gases ideiais, originando a equação Van der Waals:
São intruduzidas as constantes a e b, em que a representa a correção da pressão e a constante b representa a correção do volume. Sendo que a está relacionada com as forças interativas que ocorrem e são desconsideradas pela lei dos gases ideiais e b está relacionada com as forças atrativas, também desconsideradas. A constante b também exclui o volume já ocupado pelas moléculas do gás.
É possível estimar o quando um gás se desvia do comportamento ideal. Isso se torna possível a partir do fator de compressibilidade (Z). Sendo que, quando Z = 1 o gás comporta-se como ideal, ou seja, as forças atrativas são equivalentes às repulsivas, quando Z < 1 o gás foge do comportamento de idealidade pois as forças atrativas são